Ações de Marketing I Ajudam empresas a superar obstáculos

Empreendedores buscam, cada vez mais, técnicas de marketing adaptáveis às características de seu mercado. E por razões muito simples: concorrência feroz, segmentação, mudanças no padrão de consumo, queda na margem de lucro, globalização, entre outras situações que tiram o sono dos empresários.

Neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelecer meios de comunicação eficazes com seu público-alvo melhora sua exposição e imagem, amplia sua área de atuação e aumenta o faturamento. Mas para isso é fundamental conhecer com mais profundidade as possibilidades das ferramentas de marketing para não se iludir.

Seguem algumas sugestões de como o pequeno e médio empreendedor podem se diferenciar da concorrência adotando técnicas que denominamos marketing de guerrilha. Além de um rearranjo na estrutura de atendimento e de apresentação, o posicionamento pode chegar aos sites de relacionamentos sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.  

Mas todo esse movimento exige critérios para não corromper a linha de conduta estabelecida por estas ferramentas. O que pode comprometer os resultados e até colocar em risco o foco do negócio.

Mercado

Manter-se atualizado com o mercado, monitorar a concorrência, acompanhar tendências e lançamento de novas tecnologias e produtos são regras básicas.

Marketing em casa

Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionários. Faça reuniões para colher ideias e discutir lançamentos de produtos. Enfim, definir ações rápidas e que possam ser conduzidas internamente.

Imagem da Empresa

Procure perceber o que o seu logotipo, papel timbrado e envelope transmitem aos seus clientes. Muitas vezes mudanças como alteração no logotipo podem indicar que a sua empresa está se modernizando e crescendo.

Canal direto com os seus clientes

Utilize meios de baixo custo como telefone e correios para aumentar o contato com seu público. Amplie o relacionamento com os clientes mais rentáveis e os principais fornecedores.

Crie um informativo

O newsletter, online, deverá conter informações relevantes ao seu público-alvo, como tendências, inovações, dicas de uso de produtos e informações atualizadas sobre sua empresa. Boletins informativos e folders impressos, com conteúdos que contribuam para a formação de seus clientes, também são valiosos.

Forme associações e parcerias

Uma pequena e média empresa, dificilmente crescerá de forma isolada. Por isso é fundamental cooperar e competir, competir e cooperar. Faça parte de associações de classe.

Construa um site

Um bom site pode ser um grande gerador de negócios e muito mais do que um cartão de visitas eletrônico. Deve transmitir, de forma muito clara, quem é a empresa, o que ela faz e para quem.

Participe de feiras

Estar presente em feiras, na área de atuação da sua empresa, pode render novos negócios e oportunidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são uma boa alternativa. Veja se na sua região existe algum.

Ações sociais

Participe de ações que sejam benéficas à comunidade. Procure atrelar sua marca a ações positivas. Esse tipo de ação pode gerar notícias que divulgarão a empresa, contribuindo para a consolidação de sua imagem no mercado.

Inspiração

O próprio mercado pode dar a inspiração necessária para as ações. Ficar parado é uma escolha mortal, porque a tendência é a melhoria contínua dos produtos e processos.