Como implementar o planejamento estratégico
Participação da equipe é fundamental para o sucesso do projeto
Nas matérias anteriores abordamos temas e informações que mostraram boa parte do caminho para a elaboração do Planejamento Estratégico de longo prazo de uma empresa:
• desenvolvimento de indicadores para medir resultados;
• monitoramento do ambiente externo;
• preparação do cenário, avaliação de pontos fortes e fracos;
• elaboração da missão e da visão;
• estabelecimento de objetivos e metas, e escolha da melhor estratégia.
O desenvolvimento passo a passo desse conjunto de temas resulta nos aspectos fundamentais de um Plano Estratégico. Uma boa estruturação unindo esses elementos fará com que eles se transformem em um Plano Estratégico sólido. O objetivo será mais facilmente atingido quanto mais as etapas citadas forem realizadas em um ambiente de cooperação positiva entre os responsáveis e os demais colaboradores da empresa. Tendo-se então um plano, como fazer para implementá-lo, transformando-o em realidade, para que a empresa possa colher os frutos esperados?
Para muitos autores, essa é a parte mais difícil de todo o processo e depende de muitos fatores. Um dos mais relevantes para o sucesso do Planejamento Estratégico está relacionado com o ego das pessoas. A experiência mostra que, quando as pessoas diretamente ligadas às tarefas de execução, participam também da etapa de elaboração do plano, existirá um maior comprometimento e facilitará a realização das ações. É o poder da coesão de toda equipe, desde o início.
A experiência mostra também que, quando um plano é elaborado por um líder que o impõe para sua equipe, as probabilidades de fracasso aumentam. Outro elemento importante é o desdobramento em um plano de ação, definindo-se as pessoas que irão executá-lo, ou seja, quem faz o quê, quando, onde, como e a que custo: as responsabilidades e obrigações serão de todos. As reuniões periódicas de controle da execução do plano, e os ajustes adequados, também são fatores relevantes para a implantação. Estes são sinais confiáveis de uma boa gerência, passos fundamentais para que os resultados sejam atingidos.