A sociedade é composta por uma diversidade de organizações diferenciadas entre si, embora sejam detentoras de alguns pontos de semelhança.
A demonstração da pluralidade de sua composição pode ser explicadas através das organizações públicas e privadas, empresariais, filantrópicas, educacionais, políticas e religiosas, além de tantas outras. Cada uma, à sua maneira, exerce uma função.
No caso particular de sua organização, compreendida aqui como sua empresa, ela fica estabelecida dentro de um contexto interorganizacional (relação com demais organizações) e, num segundo plano, a um conjunto onde se enquadram todas as organizações que interagem com sua empresa, como exemplo os fornecedores.
Compreenda que, além da participação de seus próprios funcionários, o sucesso de sua empresa diante dos clientes depende muito do nível da relação que ela mantém com seus próprios fornecedores.
Numa visão mais moderna da gestão empresarial, os fornecedores transformam-se em verdadeiros parceiros da empresa cliente. Para isto, precisam manter ativa a obrigação de estarem comprometidos com o negócio do cliente, devendo, inclusive, direcionar seu foco no foco do cliente, pensando também nos clientes de seu cliente.
Considerando o grau de importância que esta lógica empresarial representa, preparamos um roteiro de trabalho, bem prático, para você repensar o relacionamento que sua empresa mantém com seus fornecedores e, ainda, se eles podem ser enquadrados como parceiros:
1· Liste todos os fornecedores de sua empresa por categoria de produtos e serviços. Procure, para cada categoria, identificar mais do que uma empresa, mesmo que não sejam fornecedores freqüentes.
2· Dentre os fornecedores listados, identifique:
· seus pontos fortes e fracos, de uma maneira bem ampla (localização, preço e flexibilidade para negociações, qualidade e garantia, prazo e pontualidade), concentrando-se em suas vantagens e desvantagens;
· o seu nível de satisfação com o padrão de atendimento que cada um reservou-lhe, desde um simples contato a uma solicitação emergencial;
· com quais empresas eles trabalham e qual imagem elas mantêm deles;
· a imagem que possuem de sua empresa e de você;
· o que fazem e de qual forma para agregar valor em seu negócio.
3· Antes de estabelecer qualquer decisão oficial sobre os próximos planos de trabalho com eles, chame-os separadamente, para uma reunião na sua própria empresa ou nas dependências da empresa dele.
4· Explique as características que sua empresa busca num fornecedor deste produto ou serviço e os planos que tem reservado para trabalhar, num estágio mais avançado de relacionamento, transformando fornecedores em parceiros.
5· Analise todas as informações que coletou. Como dispõe de um conjunto de importantes informações sobre quem trabalha com sua empresa, reflita se tem o parceiro ideal. Ao sentir dúvidas, solicite o apoio dos colaboradores de sua empresa, principalmente daqueles que terão, ou já têm, um relacionamento mais efetivo com a empresa.
6· Definida a escolha, comunique à empresa, juntos, celebrem a parceria e comecem a trabalhar. Não se esqueça de que a comunicação entre as partes deve ser aberta e transparente, a fim de que a relação seja harmoniosa e com conflitos administráveis, sempre quando surgidos.
Você precisa saber diferenciar quem são os parceiros dentre os fornecedores que sua empresa tem. Parceiros trabalham não para, mas, sim, com a sua empresa, em função do grau de seu comprometimento assumido. Perceba, também, a diferença que há entre “trabalhar para” e “trabalhar com”.
Aproxime mais sua empresa dos parceiros que considera fundamentais para o seu sucesso. Deixe bem claro o que você e a empresa esperam deles. Renove sempre estes votos. Seja franco e objetivo.
Tão mais importante do que tratar como “rei” seus clientes e investir nos funcionários, cabe-lhe a tarefa importantíssima de construir e manter ativos relacionamentos com seus parceiros. A valorização de cada um deles pelo que fazem deve ser constante. Afinal, se trabalham com sua empresa, foram escolhidos como os melhores. E sendo os melhores, precisam ser valorizados não apenas através do valor pago por seus serviços ou produtos, mas, sim, pelo que oferecem de sucesso ao seu negócio.