A tecnologia da informação é um diferencial importante na conquista de clientes. Em meio às contradições sócio-econômicas do Brasil, um número significativo de pequenas e médias empresas buscam a Tecnologia de Informação.
Até pouco tempo, apenas as gigantes do mercado eram o foco dos fabricantes e dos vendedores de serviços de tecnologia. Graças à globalização, aos avanços da tecnologia e as mudanças no mercado, as pequenas e médias empresas tornaram-se uma fatia muito importante no mercado da Tecnologia de Informação.
Estudos mostram que os fabricantes e vendedores de tecnologia buscam oferecer softwares que possam ser aproveitados por um número cada vez maior de pequenas e médias empresas. Os pequenos empreendedores as vezes obrigados a usar produtos de qualidade questionável, começam a investir em softwares mais sofisticados para tornarem-se competitivos.
Existem, no mercado, softwares voltados para pequenas e médias empresas, que permitem administrar o relacionamento com seus clientes, fornecedores, materiais etc., reduzindo gastos e barateando os processos da empresa.
O crescente uso da Internet é um fator determinante para a utilização da Tecnologia de Informação. A universalização da banda larga também é outro fator favorável, para redução de custos no uso dessa Tecnologia. Segundo a ABNT, 69% das empresas certificadas com ISO 9000 são de pequeno e médio porte.
Para alcançar a excelência, a Tecnologia de Informação não é tudo, mas é fundamental.