O dia-a-dia numa empresa é marcado por muitos compromissos, discussões, resultados, pressão, negociação com clientes e fornecedores. Tempo reduzido para tomar decisões... Enfim, tudo é uma verdadeira correria.
Para transformar um ambiente assim, seja como gestor ou colaborador de uma empresa é preciso ter muita motivação.
Os reflexos da qualidade de vida que se leva no trabalho se revelam na vida pessoal. Uma vida sem motivação é desagradável, com danos pessoais. Por outro lado, quem está motivado pode ser capaz de transformar o impossível em possível.
Antes de tudo, o proprietário
A empresa que tem seu gestor motivado supera limites; a empresa que tem seus colaboradores motivados supera limites, aumenta níveis de produtividade e se torna imbatível.
Manter a motivação na empresa não é algo fácil: exige trabalho diário envolvendo todos.
A força de qualquer empresa está nas pessoas
Pontuamos algumas ações práticas e sem alto grau de complexidade para ampliar os níveis de motivação dos seus colaboradores:
1. Você como gestor, deve mostrar que faz parte do quadro de colaboradores. Dentro de uma periodicidade, execute tarefas que são de atribuição de outras pessoas, colocando a “mão-na-massa”.
2. Crie canais de comunicação para ouvir todos os envolvidos nas tarefas do dia-a-dia da empresa, promovendo diálogo entre eles.
3. Reconheça que seus colaboradores têm uma vida pessoal fora da empresa, cujos acontecimentos podem interferir em sua rotina profissional.
4. Quando detectar um trabalho bem-feito elogie o responsável por ele.
5. Crie eventos que aproximem os familiares dos funcionários com a empresa, levando-os a conhecer, pessoalmente, suas tarefas e ambiente de trabalho.
6. Na medida do possível, procure conhecer e cumprimentar pelo nome todas as pessoas que trabalham ou prestam serviços na sua empresa, criando laços de amizade.
7. Circule pela empresa, converse com as pessoas, pergunte como estão se saindo em suas atividades, mostre-se presente e não queira administrar as coisas sentado do escritório.
8. Experimente fazer rodízio dos colaboradores em suas funções diárias, para ajudá-los a fugir da rotina.
9. Crie programas de incentivo interno, recompensando com prêmios os colaboradores que atingirem os objetivos (os programas devem ser curto prazo).
10. Em determinadas situações, estabeleça prêmios diários, logo ao final do expediente, recompensando aqueles que mais se destacaram.
11. Faça os elogios em público e deixe as chamadas de atenção para serem feitas reservadamente com o funcionário.
Você não precisa querer adotar todas estas ações de uma só vez em sua empresa. Comece pela mais fácil. Após tê-la consolidada, parta para outra. Com o tempo, além delas, você terá condições de desenvolver ações com características próprias à cultura de sua empresa.
Apenas não se esqueça de um detalhe muito importante: a motivação começa com o gestor do negócio. Sua função estratégica é propagá-la aos demais.