Nesse momento em que os olhos do mundo estão voltados para a proteção da saúde e da vida diante da pandemia causada pelo Coronavírus, que atingiu não só o sistema de saúde, provocando milhares de mortes no Brasil e no mundo, mas também com impactos na economia que ainda é difícil de mensurar, precisamos cumprir a nossa missão de proteger as pessoas, os negócios e a sociedade.
Para tentar baixar a curva de expansão da Covid-19 e não sobrecarregar os hospitais, boa parte das empresas tiveram que fechar suas portas e tentar se reinventar para minimizar os prejuízos.
Apesar das perdas, todas as empresas estão diante da oportunidade de reinventar ou de se renovar. É chegada a hora de investir em capacitação, buscar ajuda especializada (consultoria) e colocar ideias novas em prática.
Enfrentamento da crise
O consumo de produtos não essenciais vão continuar, porém, em menor quantidade. Será preciso revisar e formular novos argumentos de vendas de acordo com o vosso público, adaptando o discurso para a situação atual. Montar combos para atrair o interesse do cliente para seus produtos e investir na presença online e no delivery.
Neste momento, detalhes fazem a diferença. Entrega com horários marcados, cestas com mix de produtos mais práticos e com menos desperdícios, são opções. Ofereça amostras e envie dicas. Para negócios que dependem da presença física, como bares e determinados serviços, uma opção é fazer vendas para o futuro, com vouchers ou mensalidades pagas agora para consumo depois do fim da quarentena.
É preciso renegociar os compromissos vigentes e futuros com fornecedores, parceiros, prestadores de serviços e principalmente com clientes. Redimensione a necessidade de colaboradores de forma a equilibrar a saúde financeira de curto prazo. Aproveite para reorganizar a vossa empresa e fazer a manutenções de máquinas, equipamentos, instalações etc. Reveja seus processos e seu layout, possibilitando operar de forma mais organizada e eficiente assim que houver a normalização das atividades.
Finanças
Até que o mercado volte a uma relativa normalidade, os empresários tem ao seu alcance uma série de medidas para dar fôlego nas finanças, como o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que permite redução da carga horária, salários e a suspensão temporária do contrato de trabalho do seu colaborador. Iniciativas do governo também permitem adiar o pagamento de impostos, fornecimento de empréstimos e bancos oferecendo prorrogação de dívidas. Um cuidado todo especial neste momento é não tomar crédito sem antes reorganizar e analisar os custos da empresa e o que pode ser cortado ou evitado.
Marketing digital e mídias sociais
Se o vosso cliente não pode ir até você, então você precisa ir ao encontro dele. Para isso, invista num perfil nas redes sociais, como Instagram, Whatsapp, Facebook, além de uma plataforma de atendimento por meio de um site bem estruturado e ofereça delivery do que for possível.
Se o seu seguimento não permite venda online, de dicas de cuidados, interaja com seu público e pense em vender pacotes de serviços promocionais para serem usados por um determinado período. Se você consegue fazer as entregas de seus produtos é hora de conhecer as opções e estruturar um delivery.
Analise os custos de um delivery e defina se sua entrega será própria ou terceirizada via algum aplicativo. Defina a área de atendimento e coloque no papel o valor do frete e os custos de cada meio de pagamento. Faça uma revisão no seu cadastro de clientes e retorne o contato com aqueles que já não são mais clientes ativos. Se for o caso, divulgue o funcionamento do delivery da sua empresa.
Veja quais produtos são os mais adequados para entrega, qual embalagem vai funcionar melhor e, se for necessário deve mexer na escala de colaboradores e no horário de funcionamento da sua empresa, e comunique claramente com seus clientes as medidas de segurança e de higiene.
Retomada da economia
É esperado que a economia brasileira passe por um período de grandes dificuldades e com nível de atividade e poder de consumo abaixo do que era antes da pandemia. A recuperação não será uniforme para os diferentes setores. Hábitos e relacionamentos passarão por mudanças e o consumidor vai valorizar mais a higiene e a segurança com a saúde. Haverá ainda uma sensação de medo e negócios que dependem da concentração de pessoas sentirão os efeitos por mais tempo.
As empresas conectadas com os novos padrões terão mais chance de sucesso. As empresas obrigatoriamente terão de estar presentes e ativas nas redes sociais, e o delivery ganhará mais importância e o comércio online terá maior demanda. Ensino a distância, entretenimento online e ferramentas de trabalho remoto devem conquistar mais espaço. Coworking e home office ganharão mais força e serão mais adotados.
Alguns seguimentos com demanda reprimida pela crise podem ter alta seguida até atingirem a estabilização, como roupas e acessórios de beleza e eletrodomésticos. Outra tendência importante será da valorização das parcerias entre empreendedores de pequeno porte e o comércio local.
Torne sua empresa forte, com uma estrutura robusta e com experiência para lidar com riscos e adversidades. Tenha o controle emocional e a solidez suficiente para ultrapassar esse momento difícil, de tantos desafios emocionais e materiais em jogo para todos.
Construa uma matriz eficaz de continuidade de negócios, que assegure o funcionamento da sua empresa em cenários atípicos como o que estamos vivendo na atualidade. Construa capacidade de fazer a gestão de riscos, logística e inteligência do seu negócio, para mudanças, como o trabalho remoto. Diante das incertezas de hoje, precisamos seguir fortes.
Tome decisões com responsabilidade e embasamento técnico. Haja com total transparência e contribua para o que mais nos importa, protegendo as pessoas, a sociedade e as empresas, nesse momento, que pede tanto cuidado e confiança.
Por fim, permaneça acompanhando a evolução da pandemia no Brasil e no mundo, com orgulho em proteger e confiantes de que, juntos, superaremos esse momento adverso.
balaminut | tbr | junho 2020