O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reuniu-se nesta segunda-feira (18) com representantes da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), que reúne grandes empresas nacionais e multinacionais do setor de call center. O encontro abordou temas como a valorização do atendimento humano por telefone, a preservação de postos de trabalho e a integração da tecnologia de forma inclusiva e sustentável.
Luiz Marinho reafirmou o compromisso do MTE em dialogar com setores estratégicos da economia para implementar políticas que conciliem inovação tecnológica sustentável e inclusiva, além da preservação de empregos. O presidente da ABT, Guilherme Noronha, ressaltou que a inteligência artificial deve ser usada como uma ferramenta para aprimorar o atendimento, sem substituir os profissionais, e destacou a importância do atendimento humanizado no relacionamento com os consumidores.
Noronha ressaltou ainda o perfil inclusivo do setor: mais de 60% dos trabalhadores de call centers têm entre 18 e 29 anos, 70% são mulheres e 20% pertencem à comunidade LGBTQIA+. Ele também mencionou os impactos positivos da desoneração da folha de pagamento, uma conquista da ABT em parceria com outras entidades. Essa política incentivou 17 setores da economia, gerando mais de 1 milhão de vagas formais entre 2017 e 2022, e em 2023, representou mais de 20% da geração de empregos formais no Brasil, segundo dados do CAGED.
Participaram da reunião o presidente do Conselho da ABT, Hélio Costa, o presidente da TelePerformance, Fabrício Coutinho, a secretária-executiva substituta do MTE, Luciana Vasconcelos Nakamura, o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Rogério Carvalho Lavigne, e o auditor-fiscal do Trabalho, Matheus Francisco Rodrigues.
Fonte: gov.br